Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2008

A história

Bom pessoal, este vai ser meu primeiro post, não teste, onde escrevo alguma coisa. Vamos tentar nos acalmar e relaxar para sairmos com o mínimo de arranhões possíveis.

Todo programador muda de linguagem por algum motivo.

Eu era um programador em VB6 e me sentia muito bem com isto até que um dia, sem eu perceber, as coisas mudaram, o mundo TI se voltou para o segmento WEB e as coisas ficaram do jeito que estão, agora só me resta sentar e chorar, NÃãããão não não não não não, brincadeirinha...

Eu não desisto fácil assim.

Comecei a estudar .NET, afinal nada mais lógico que eu estudar VB.net.

Mas, por ironia do destino, e a mão-de-obra que tive para instalar o Visual Studio, eu não me adaptei à .NET.

Bom, isto tudo aconteceu quando tinha que fazer um sisteminha(cadastro de localização de documentos) para um setor da receita federal(onde eu era estagiário).

Comecei a correr atrás de coisas novas (já que não iria render fundos monetários, tinha pelo menos que render fundos intelectuais). Foi ai que me interessei por Java, ouvi que era uma linguagem interessante, rodava em Windows e Linux, existia muitos projetos de bibliotecas a parte(‘você vai encontrar qualquer componente já pronto’, que decepção, pelo menos eu posso fazer qualquer um que eu não encontrar pronto), que a linguagem tinha o apoio da IBM e da Oracle, reusabilidade (sem nem saber para que isto servia, eu já gostei), e que tinha diversas outras características que a faziam uma linguagem forte, ouvi também que existia um tal de Eclipse, uma IDE que tinha algumas idéias inovadoras e um editor turbinado, o que me chamou muito a atenção. Legal peguei um livro qualquer (Aprenda Java em 21 dias) e gostei do que li... Daí em diante comecei a estudar e estudar e praticar, logicamente acabei não fazendo o aplicativo da receita em Java (mas tudo bem, este foi meu empurrão).

Aqui neste momento as coisas foram difíceis. Me refiro ao processo de mudança do paradigma Relacional para OO.

Resolvi fazer um jogo, (http://sourceforge.net/projects/gamecaper/ - que foi o que mais me ensinou [Designer Patterns, Swing, Sound API, Graphics API, Collections, Threads, entre outros conceitos que desconhecia quando era limitado ao VB]).

Bom, agora tenho em mente que tenho que aprender o máximo de linguagens possíveis, mas manter o foco em Java (isto no meu caso, tá pessoal? nada contra os Rubyzeros, .Netzeros, Pythonzeros e outros – agora a pegadinha, sendo programador Java, qual minha progranacionalidade? Vc acertou se respondeu Javanês...rsrs) e tirar algumas certificações (ahh, no meio de 2007 tirei minha SCJP, agora estou estudando WEB, quando eu estiver em condição de fazer algum sistema com a tonelada de frameworks do mercado eu estudarei para a SCWCD).

Última info importante a respeito de mim é que estou no último ano de faculdade (Ciência da Computação) e ainda estou decidindo o que vou fazer de monografia.

Eis as opções:

  • Sistema para gerar e distribuir partituras musicais (JSE)(nota: eu assopro flauta transversal), mais um módulo web para que possam ser disponibilizadas pelo próprio aplicativo(provavelmente Web Server)(esta opção sempre tive vontade de fazer, só não sei se será minha escolha, pois creio que não daria tempo de fazer em meio ano).
  • Programa comercial web (JEE), com alguns módulos em Swing (JSE)(que se eu decidir fazer já tenho uma pessoa que compra) (Estoque, Financeiro, Clientes, Fornecedores, Cotação, Caixa, etc...).
  • Automatização doméstica e controle destes via celular (JME + JSE + JACOB).
  • Terminar um projeto de um cara do ano passado(meu cunhado... rs) que mede o nível de atenção de crianças.
  • Jogo de celular, que seja possível jogar entre dois celulares (JME + BLUETOOTH), tipo corrida ou aqueles da cobrinha.
Mas quando decidir eu posto.
Bom, vou me encerrando... dar uma estudada em Annotation, que estou descobrindo ser uma coisa meio mágica.

Flávio L Sousa

2 comentários:

  1. Interessante Flávio...vou esperar e ver o que vc tem a oferecer em conhecimento. O jogo que vc fez ficou muito bom, se vc pudesse escrever algo sobre ele, tipo, sobre o q vc usou, estrutura, conceitos, blablablabla. Do que vc escreveu só não concordei com o q vc disse sobre aprender o máximo de linguagens, creio que o importante é aprender as que estão no mercado, ou seja, as que dão retorno ..($$ e satisfacao) ..rssss. Bom, estarei esperando por mais posts seu. t+

    ResponderExcluir
  2. Seguindo seu conselho estou escrevendo a respeito do jogo, afinal é um tema que consigo escrever rápido.
    Entendo o que você disse de linguagens que possuem return$, mas acredito que conhecer linguagens novas e de conceitos o mais diferentes possíveis nos ajudam a crescer muito em conhecimento ou simplesmente abrir a mente para coisas novas. Acredito até que nos torna mais críticos de um modo geral, aprendemos a enxergar o lado bom das coisas(assim como o ruim...rs).
    Maravilha... é bom ver que alguém leu o que escrevi... []s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...